Os glóbulos vermelhos

Também chamados de hemácias ou eritrócitos, são as mais numerosas células sanguíneas. Na espécie humana existem cerca de 5 milhões hemácias por mm³ se sangue no homem e 4,5 milhões por mm³ na mulher. Em todos os mamíferos, as hemácias são anucleadas e contém milhões de moléculas de hemoglobina (proteína responsável pelo transporte de oxigênio), pigmento respiratório seu transporte e distribuição para todas as células vivas do organismo. Portanto, as hemácias têm o papel distribuir o O2.

As hemácias são produzidas na medula óssea vermelha (tecido hematopoiético, isso é, produtor de glóbulos sanguíneos). A presença de medula óssea fica nos ossos chatos ou curtos, tais como costelas, esterno, bacia pélvica, vértebras e ossos cranianos.
A duração de uma hemácia é de cerca de 90 a 120 dias, em média. Por serem continuamente renovadas, torna-se necessária a remoção constante das hemácias envelhecidas do sangue. Os órgãos encarregados dessa remoção e da conseqüente destruição dessas hemácias são os fígado e o baço.
As hemácias têm a forma de um disco bicôncavo. São, portantos, "achatadas", o que é vantajoso no sentido de facilitar a difusão do O2 para os tecidos, além de permitir um relativo aumento da superfície de aquisição de O2. A figura 2.7 mostra hemácias humanas típicas.


Powered by Flávio Raul - Fernanda Faria - Carolina Andrade - Alixelhe Damascena