Os glóbulos brancos

Também chamados leucócitos, são maiores que as hemácias e capazes de fagocitar e digerir células diversas ou partículas estranhas ao organismo. Alguns deles são muitops ativos na produção de anticorpos que neutralizam as toxinas elaboradas por um determinado invasor do corpo. portnato, podemos dizer que os leucócitos estão intimamente associados ao mecanismo de defesa do organismo.

Os leucócitos são os elementos figurados menos numerosos do sangue. na espécie humana existem cerca de 7000 a 10000 deles por mm³ de sangue. Em certas circunstâncias, porém, a taxa de leucócitos pode se levar consideravelmente, chegando a 20000 ou mais por mm³ de sangue. A esse fenômeno ddenomina-se leucocitise.
A leucocitose é freqüente nos indíviduos portadores de infecção, caso em que o organismo, "numa atitude de defesa", aumenta a produção de glóbulos brancos. em situação inversa, na leucopenia, o teor de leucócitos no sangue é baixo, o que aumenta a suscetibilidade à doenças em geral.
Através da emissão de pseudópodes, os leucócitos têm a capacidade para deslocar todo o conteúdo celular do interior do vaso sanguíneo para o tecido conjuntivo vizinho. Assim podem abandonar a corrente sanguínea, ampliando de maneira consuderável a capacidade de defesa do corpo. A esse fenômeno dá-se o nome de diapedese


Costuma-se classificar os glóbulos brancos de acordo com a presença ou ausência, em seu citoplasma, de grânulos específicos, e agranulócitos, os que não contêm granulações específicas, comuns a qualquer célula.

Powered by Flávio Raul - Fernanda Faria - Carolina Andrade - Alixelhe Damascena