As Plaquetas

Plaqueta ou trombócito é um fragmento de célula presente no sangue que é formado na medula óssea. Participa do processo de coagulação sanguínea e sua principal função é formar coágulos, sendo assim evita a perda de sangue, conservando a integridade do sistema circulatório.
A pessoa que não produz plaquetas devido a uma doença da medula óssea, uso de medicamentos que impedem sua produção ou desenvolvam alguma doença em que o funcionamento das plaquetas é escasso corre o risco de hemorragia, ocasionando a morte, se não for realizada uma transfusão plaquetária.
As plaquetas são células discóides desprovidas de núcleo, derivadas dos megarióticos, possuem vida média de dez dias e tamanho de 1,5-3,0 micrometros e seus valores de referência são de 150.000 a 400.000 por mm3 de sangue em adultos e crianças.
O aumento das plaquetas pode ser decorrente de doenças mieloproliferativas, mielofibrose, doenças inflamatórias como febre reumática, artrite rematóide, colite ulcerativa, doenças malignas-carcinomas. A diminuição do número de plaquetas podem ser hereditárias ou adquiridas, secundárias a doenças auto-imunes.
Powered by Flávio Raul - Fernanda Faria - Carolina Andrade - Alixelhe Damascena